sábado, 26 de setembro de 2009

Chegada ao curso

Essa semana foi muito corrida e meu post vai ser também. Aqui são 2h e pouco da manhã e acordei cedinho hoje para viajar, ou seja, estou tão cansada que estou até sem sono. Pra resumir os últimos dias vou contar um pouquinho de tudo. Se eu tiver tempo outra hora falo mais e quando puder colocar fotos também. =D

Na quinta-feira consegui assistir minha primeira aula no Curso de Ciências da Comunicação da U.Porto. Algumas linhas de ônibus daqui estão de greve, então acabei chegando atrasada em Ateliê Multimédia 3D, mas o professor foi bem flexível. Encontrei a Ciça, que veio de transferência da UFSC, e a Paola, uma intercambista brasileira que veio do Maranhão.
Não tive tempo de ver a infraestrutura da faculdade. Mas gostei da aula e já sei que vou ter que estudar bastante.

Foi o primeiro dia que comi na cantina universitária. Só alguns centros possuem. No meu não tem, mas tem na Faculdade de Direito que é do lado. A comida é boa e bem completa. Por 2,15 euros os alunos tem o direito a um pão, uma sopa, um prato (que vem com arroz, carne e salada), um copo de suco e sobremesa.

Foi na cantina que vi os primeiros alunos da praxe. Alguns estudantes a partir do 2º ano se vestem em estilo Harry Potter e aplicam trotes estranhos nos calouros, que aqui chamam de caloiros. Os bixos portugueses não podem olhar para os veteranos, e pagam prendas do tipo cantar músicas estranhas e comer sopa com faca.

A tradição é antiga e surgiu em Coimbra, a Universidade mai antiga de Portugal. A alguns anos foi redescoberta, como uma forma de aproximar estudantes. Mas parece que isso não está funcionando muito bem. Nem todos tem dinheiro para comprar o traje e muitos não concordam com as regras da praxe, o que acaba dividindo ainda mais os universitários.

Aff, vou dividir o post em dois. Peraí. Haha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para dar suas dicas, sugestões e críticas. =]