sábado, 26 de setembro de 2009

Aveiro, intercambistas e ovos moles

Sábado o pessoal da casa e eu acordamos as sete da manhã para ir conhecer a Veneza portuguesa. A rima é pobre, mas a cidade é muito fofa.

Me lembrou Jurerê e Canasvieiras sem mar, com prédios do centro de Florianópolis e um céu azul inusitado. O sol da cidade é bem forte e fiquei aliviada por sempre andar com protetor solar na bolsa.

Aveiro possui um canal com pontes decoradas com flores coloridas que ficam cheirosas no entardecer e barcos que os turistas que podiam gastar 5 euros escolhiam como passeio. Mas para quem não tem muito a gastar e disposição, existem bicicletas que podem ser emprestadas perto do Shopping e devolvidas até o fim do dia.

Conhecemos o campus da Universidade de Aveiro e almoçamos na cantina, onde era permitido repetir suco, sobremesa, e comer salada a vontade, isso pelo mesmo preço das cantinas de Porto. Visitamos também a casa da Daiane e da Leila, intercambistas que moram na cidade, e também vieram de Florianópolis.

No Museu de Aveiro, antigo convento que recebeu a princesa e mais tarde Santa Joana, a entrada é de graça e o acervo de obras sacras é bem grande. E por falar em Santa Joana, tudo na cidade tinha a haver com esse nome.

Demoramos duas horas andando a observar os quadros, esculturas, pinturas na madeira, relicários...muito barroco, rococó e outros nomes que ainda vou conhecer um dia, quando estudar história da arte.

O local tem a infraestrutura de um museu moderno com a preservação de salas e capelas antigas. Era um labirinto de obras de arte, o que me sufocou um pouco, mas era bem interessante e vale a pena conferir. De acordo com uma das guias, por causa da idade do convento, muito do ouro das parecedes veio do Brasil.

Aveiro é ainda a cidade dos Ovos moles. Doce português a base de ovos. É bem doce mesmo, mas muito saboroso. Pedi dois com casquinha (existe a opção de comer com colher) acompanhados de uma meia de leite, a nossa média com leite de Floripa. Levamos um calote da dona do café, que confundiu a conta e só pagamos a diferença porque ia sobrar para a coitada da garçonete.

No fim voltamos para casa cansadas e o passeio foi muito bom. Adorei a cidade! Gastei 11 euros e aproveitei muito bem o dia. As fotos vem depois. Vou dormir que amanhã é domingo, mas é dia da faxina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para dar suas dicas, sugestões e críticas. =]