quarta-feira, 12 de maio de 2010

Em Assis como Franciso (ou primeira viagem iconográfica)

E eu sou apenas um rapaz latino americano SEM dinheiro no bolso...Ou melhor, com dois centimos no moedeiro. E uma moeda verde de liberar carrinho de supermercado. Para saber o que me anconteceu em Assis fique a vontade para ler a conversa que tive sobre o ocorrido.

Assis é linda demais! Me senti super a vontade e segura depois que meus problemas se resolveram parcialmente. As ruas eram uma graça, as casas, as flores, as árvores, o barulho dos pássaros. O albergue onde fiquei tinha como acesso uma estradinha de chão com cheiro de campo. Muito gostoso.

Sem falar na Basícilica de São Francisco, que é linda. As pinturas nas capelas inferior e superior, os afrescos de Giotto, com um quê de bizantinas sem ser, muito lindo.

Eis que caminho para o altar da capela superior da basílica e vejo algo intrigante ao lado direito. Uma pintura com um homem pregado numa cruz de ponta cabeça, rodeado por uma pirâmide e por outra construção monumental com uma árvore em cima. Soldados, mulheres. Bizarro!

Curiosa perguntei para o padre que me disse que era a Cruxificação de São Pedro, que não se via no direito de morrer como seu mestre, e por isso foi pregado de ponta cabeça. Mas sobre a pirâmide ele não sabia e o segurança foi procurar no livro das pinturas. E nada lá também.

Isso mexeu de um jeito com a minha curiosidade que trouxe a dúvida pra casa. A fonte é apócrifa, porque ninguém no Novo Testamento presenciou a morte de Pedro. Encontrei referencia na Legenda Áurea (é como que um dicionário com as datas cristãs em comemoração a santos, eventos...e também orienta sobre as histórias a serem retradas nas pinturas) e estava lá! Eee

Mas nada das pirâmides...só sei que o mais provável é que ele tenha morrido em Roma...e que sua morte tem a ver com ele ter desmascarado um mago do mal e que o imperador Nero era louco de pedra. Hueuheuehua

Minha primeira viagem iconográfica! Vou continuar minha busca por respostas e quando encontrar coloco o resultado em ps, ok?

3 comentários:

  1. Pô, Mari. Me deixou curioso, agora! Tirou foto da pintura?

    ResponderExcluir
  2. Poxa vida, isso é o ruim de AINDA não ter máquina fotográfica...encontrei similar na internet, assim que der coloco aqui. ^^

    ResponderExcluir
  3. A qualidade está péssima, mas o link para a imagem
    é
    http://www.frammentiarte.it/dal%20Gotico/Cimabue%20opere/18%20cimabue%20-%20crocifissione%20di%20san%20pietro.jpg

    ResponderExcluir

Olá! Fique a vontade para dar suas dicas, sugestões e críticas. =]