quinta-feira, 20 de maio de 2010

Perugia, festival e jornalismo italiano

Quando visitei Luxemburgo, eu e minhas amigas pensamos: "estamos realmente na Europa". Em Perugia pensei isso também. A diferença é que não era cidade de contos de fada. O centro histórico é bonito e fica no alto de um morro, então tem uma vista bacana.

A cidade estava movimentada por causa do Festival de Jornalismo, mas já está aconstumada com isso. Lá acontece todos os anos um dos principais festivais de música da Itália, por exemplo.

O bom é que dá pra conhecer a cidade rapidinho, e em pouco tempo de trem dá pra ir pra Assis e de ônibus para Gubbio. Além disso, andei de minimetro. É um metro-teleférico-minúsculo e ecológico. Era como subir elevador de shopping com vidro, que você vê o que está lá fora, beeem legal.

Agora sobre o festival, o motivo que me levou para lá, posso dizer que gostei mas, sinceramente, esperava mais. Parabés para o pessoal que organiza a Semana de Jornalismo, hehe, vocês são mais organizados que eles.

O que me incomodou é que palestras com grande coro foram colocadas no mesmo dia e em horários que chocavam, enquanto outros dias ficaram bem lights. Ao mesmo tempo aconteceu uma mesa de discussão sobre a Máfia e outra sobre o Berlusconi.

A escolha das salas no meu ponto de vista também não foi acertada, muitas vezes uma mesa importante ficava em um espaço pequeno enquanto um tema x ficava numa sala grande (e vazia).

Me surpreendi foi com o público. Os voluntários entregavam o microfone na mão de quem ia fazer perguntas. As pessoas perguntavam e devolviam o microfone! Huhauahauh Achei isso demais!

Os principais temas abordados durante o evento, pelo menos nos dias em que estava lá, foram máfia, jornalismo investigativo (desde como fazer, a sua importância e os novos modelos), cobertura de guerra e Oriente Médio. Jornalismo colaborativo e novos media também, mas isso é pauta em todo canto.

Eu estava lá como observadora externa, e isso foi bem interessante. Passei a entender um pouco mais das problemáticas que eles enfrentam e cheguei as minhas conclusões .

O jornalismo italiano é a caricatura dos problemas que temos no jornalismo. Digamos que aquilo o que sabemos que existe na imprensa brasileira, e já achamos que é descarado, lá é mais ainda. Empresas de televisão contaminadas ideologicamente, jornais impressos de alguma corrente sem assumir, meias verdades. Tudo muito exagerado.

Anotei algumas frases bem interessantes que ouvi nas palestras. São frases soltas e fora de contexto, ok? Ficam só para o registro. E para entenderem um pouco da minha reação ao que eu ouvia, afinal, vou expor minhas anotações...algumas sei quem disse, outras cheguei um pouco atrasada e perdi a apresentação (news).

"O problema na Itália é que não há divisão entre os jornais sérios e os sensacionalistas".

"Neste país você pode escrever sobre o que quiser que não vai mudar nada."

"A senhora citou o problema do século: o problema entre a pedagogia e a demagogia."

"Isso é o que o público quer. Esse é um clichê que virou justificativa para muitas empresas".

"O que me diverte e me horroriza é o ´jornalismo Sarebbe´ italiano". (Depois de muito achar, e de pedir um helps aos universitários, penso que seja Achismo)

"Berlusconi não é uma anomalia italiana. É fruto de uma série de anomalias italianas."

"Bersulsconi não é a causa mas o produto do problema da televisão italiana. Das questões políticas por trás da televisão".

"Ele (Berlusconi) mudou sutilmente tanto a linguagem quanto a forma do italiano ver televisão."
John Hooper

"Já trabalhei em mais de trinta países e nunca vi em um TG(jornal) o diretor ter o direito de fazer um editorial numa emissora pública". John Hooper

"Nesse país ou você está a nosso favor ou está contra nós. Eu com certeza estou contra todos!" Paolo Madron


PS: Nadinha atualizada...já escrevi alguns textos, mas posto este primeiro (tem mais dois na sequência) e depois volto aos assuntos cotidianos...Hehe
PS: Odeio corretor ortográfico que não segue as novas normas!! Huhauahau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para dar suas dicas, sugestões e críticas. =]