domingo, 11 de outubro de 2009

Funiculi, funicular

Finalmente conheci a Ribeira do Porto! Parada certa para os turistas e também point da galera. O lugar é muito agradável, e fica na beira do Rio Douro. De um lado está o Porto, do outro está Gaia. A impressão é que se está no meio de tudo. Isso porque os barzinhos ficam na parte baixa da cidade.

Fui no sábado e voltei lá no domingo. Na primeira vez desci de Funicular, um elevador com paredes de vidro e banquinhos de madeira (lembram banquinhos de praça), que sai do bairro Batalha, situada na parte alta da cidade, e termina na Ribeira.

A descida é ingreme, mas nem dá friozinho na barriga. Bem que eu gostaria (e a Dani, que mora comigo, também) que fosse uma pequena queda de montanha russa. Quando parece que o elevador vai aumentar a velocidade, ele muda a angulação e desce bem devagar. A caixa de vidro (para não repetir elevador, Haha) passa por um túnel e sai em baixo da Ponte Dom Luís I.

Ao chegar na Ribeira, que estava lotada, escolhemos o barzinho Prioridade. Lá comemos bolinho de bacalhau enquanto assistíamos ao jogo Portugal x Hungria. Não fomos muito bem atendidas. Havia muita gente e poucos garçons. Por isso no domingo fomos mais cedo. Com menos clientes foi bem mais tranquilo. Mas o trajeto que escolhemos para chegar lá foi diferente.

Saímos da minha casa andando pela orla. O fim de tarde, com o pôr do Sol no mar, estava lindo como sempre. Andamos tão devagar e paramos tantas vezes que demoramos três horas! Hehe No caminho entramos no Museu dos transportes e comunicações. Adorei. Pena que conhecemos muito pouco, faltava só 15 minutos para o museu fechar.

O que gostei foi do misto de peças antigas e modernas (não tão antigas se pararmos para pensar no contexto de Portugal, com tantos castelos, palácios, mosteiros, igrejas...), e também de haver espaço para diferentes diferentes propostas, desde carros, bonecos de gesso e cenário de animação.

A exposição Bastidores de Um passeio de domingo era linda. Estavam lá maquetes, bonecos e esboços de um desenho de animação português, que inclusive já passou em Festivais no Brasil. O site da Casa de Animação traz mais informações.

Nossa, esse post além de longo está cheio de informação. E nem escrevi tudo o que tinha para escrever. Credo. Haha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para dar suas dicas, sugestões e críticas. =]