quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Preparativos

Ta difícil segurar a ansiedade esses dias. Resolvi então debulhar auqi tudo o que já fiz e o que preciso fazer ainda pro intercâmbio (quem sabe assim não ajudo alguém que está em dúvida, ou aparece alguma boa alma com respostas para as minhas. ;D)

Vou começar pelo que eu já sei que precisa ser feito.

Passaporte, visto, isso é só entrar no site da Polícia Federal e no site do Consulado do país para onde se vai que você encontra os documentos e procedimentos certinho. Agora existem outras necessidades que demoramos a perceber, como por exemplo carteira de motorista.

Eu adoro dirigir, e não quero perder a oportunidade de conhecer as estradas de Portugal, e quem sabe arriscar umas visitinhas a Espanha também. Me informei e descobri que em Portugal a nossa carteira vale normalmente. o/
Isso é possível desde a mudança da CNH (os mais antighuinhos devem lembrar ainda na antiga carteira, aposentada em 2006), quando a habilitação brasileira passou a seguir padrões de segurança internacionais.

Mesmo assim, muitos países ainda não aceitam. Mas isso não é motivo para eu largar de mão essa idéia. Não, não. Com o PID (Permissão Internacional para Dirigir), muitos outros países aceitam. E para tirar é bem simples, é só ir no Detran da cidade com a CNH e cópia, comprovante de residência e cópia, e pagar uma taxa, que no caso de Floripa é R$ 35,50. A carteira fica pronta em menos de uma semana e é só correr pro abraço, ou pras pistas européias (me sinto estranha dizendo isso, mas é tão bommm. Haha)

Outro item importante da minha listinha: Carteirinha de Alberguista do www.hostel.org.br
Já me disseram que dá pra encontrar albergues lá fora com preço similar ao dos que são filiados a Hostelling Internacional. Mas mesmo assim acho que vale fazer sim. Até porque vou poder usar a carteirinha nas viagens domésticas quando voltar. =D

A vantagem é poder se hospedar em locais com preço amigo, ter um site com lista de albergues a princípio confiáveis para poder programar os passeios, e ter associações dando suporte ( no caso do Brasil a Federação Brasileira de Albergues da Juventude).

Por hoje é isso.
E continuo aguardando o visto, espero do fundo do coração que chegue antes do dia 4! xP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para dar suas dicas, sugestões e críticas. =]