quinta-feira, 17 de junho de 2010

Viagem ao século passado

Nesta semana dei início a uma empreitada que já deveria estar para terminar, uma pesquisa em jornais de 1980 a 1985 sobre uma Fundação de Arte que ainda NÃO existia. Pois é, ter professor louco e mais do que isso, escolher disciplina louca dá nisso.

Ontem conheci a Bibliteca Municipal do Porto, onde funcionava o Convento de Santa Clara no século XVII. O prédio é a coisa mais linda! Mas não são permitidas fotografias, nem do prédio, nem dos jornais, nem dos livros...para a minha pesquisa precisava copiar todas as páginas que falassem sobre o clima "precisamos de um museu de arte moderna no Porto". No way, honey.

Logo no início já fui informada: Quer tirar cópia? Somos nós que tiramos. Você preenche um termo de responsabilidade e um formulário e a cópia fica pronta em 20 dias. Pode pedir urgencia também. A cópia fica pronta em dois dias, por dez euros cinco páginas. Legal, hein??

E a solução? Bem, nem preciso dizer que estudante intercambista não tem grana pra gastar com esse tipo de coisas, então vou digitar os textos na íntegra. Ai meus dedinhos. Hehe

Bom, ta certo que a biblioteca funciona num edifício antigo, mas não precisava funcionar sem ser informatizada também né?! Assisti um documentário de 1956, Toute la memoire du monde, sobre a Bibliteca Nacional de Paris. Adivinha só: pura semelhança com essa que visitei...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para dar suas dicas, sugestões e críticas. =]